Introflexão Escleral
A cirurgia de introflexao escleral ainda é amplamente utilizada nos dias de hoje ou de forma isolada ou associada a vitrectomia posterior. Esta cirurgia tem a finalidade de se suturar, ao redor do olho, um segmento composto de silicone a fim de que ele bloqueie todas as roturas que geraram o descolamento de retina.
Este elemento introflexor tem a finalidade de modificar os vetores de força do interior do olho e, assim, propiciar com que a retina retorne na sua posição habitual e “cole”.
Abaixo, o video de animação 3D da cirurgia de introflexão escleral para o tratamento do descolamento de retina.
Figura 1. Ilustração de uma olho com a retina descolada antes e após a cirurgia de introflexão escleral, mostrando que a retina “colou” após a cirurgia.

Introflexão-Escleral / Antes e Depois
Introflexão-EscleralFigura 2. Ilustração mostra que o elemento introflexor fica bem abaixo da rotura de retina com a finalidade de bloqueá-la.
Boa tarde Dr Rony, fiz esta cirurgia há 5 dias, meu Deus como é dolorosa e apresenta uma vermelhidão imensa. A impressão é que viraram meu olho ao avesso. Tenho evitado muito analgésico, tomo somente ao deitar. Pois meu estômago fica muito sensível. O Sr teria idéia de qdo tempo está dor dure? É latejante, isto é normal?
Olá Marilda, tudo bem?
Geralmente, a cirurgia de introflexão escleral para o descolamento de retina não causa tanta dor assim. Precisa ver se a pressão do olho está normal, pois se estiver muito elevado, ou por sangramento, ou por inflamação, deve ser tratada o mais rápido possível.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Ola. PROF. DR.
FOI FEITO OS 3 PROCEDIMENTOS MAIS CONHECIDOS NA OPERAÇÃO DE RETINA DO MEU OLHO DIREITO.
MINHA VISÃO ESTA BEM DISTORCIDA E A IMAGEM DIMINUÍDA DO QUE OUTRO OLHO ESQUERTO.
ISTO AINDA TEM RECUPERAÇÃO.
SE NESTE CASO TEM COMO FAZER ALGUM IMPLANTE DE RETINA.
ATENCIODAMENTE
EVANDRO ZILIO
Olá Evandro, tudo bem?
Após a cirurgia de descolamento de retina em casos complicados como o seu, não é raro acontecer de permanecer os sintomas de visão distorcida e/ou alteração do tamanho da imagem. Nestes casos é interessante a realização do exame de tomografia de coerência óptica para ajudar a descartar a presença da membrana epiretiniana e edema macular, que pode estar contribuindo para estes sintomas. Se não houver a membrana ou até edema da retina, supõe-se que a retina “colou” deslocada da sua posição original.Infelizmente, ainda não temos tratamento para esta situação.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá, fiz a cirurgia (faixa de silicone) e coloco ar por conta de um descolamento de retina dia 12 de feveiro 2021.
15 depois percebi um risco meia lua na parte inferior lado do nariz senti um deslocamento do silicone e com isto a visão escureceu um pouco, tb percebi que a retina enrrugou e estou sentindo agulhadas dentro do olho, muitos pontos pretos e olho pesado. Que devo fazer.
Olá Evandro, obrigado pelo contato!
A cirurgia para o tratamento do descolamento de retina é bastante complexa.Todos estes sintomas que está relatando podem significar recidiva do descolamento de retina. Por isso, sugiro procurar o especialista para fazer novo exame e avaliar o que está acontecendo.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Doutor, o pós cirúrgico causa dor? Meu primo fez essa cirurgia e está sentindo dor. Já vai fazer um mês. É normal?
Olá Andrea, obrigado pelo contato!
A cirurgia de introflexão escleral para o descolamento de retina, por ser necessário muita manipulação do olho pode levar o paciente a ter dor no pós-operatório. Contudo, como já faz um mês, seria interessante fazer uma nova avaliação para identificar a causa da dor, pois depois de 1 mês, a presença de dor não é mais tão comum.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Doutor.Em 2015 fiz uma vitrectomia com introflexão escleral.Mas até hoje,o meu olho dói e também ficou literalmente torto e vejo tudo em dobro.
Olá Maralina, obrigado pelo contato!
A cirurgia de descolamento de retina com introflexão escleral e vitrectomia posterior, pode levar ao desconforto ocular pela presença da cinta de silicone ao redor do olho. Neste caso, precisa ver se esta cinta não está exposta, quando deve ser retirada. Com relação à tortuosidade, isto é devido à posição que a retina se aplicou, ou ao desenvolvimento de membrana epirretiniana. Sugiro fazer um exame de tomografia de coerência óptica.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
À disposição!
À disposição para responder qualquer dúvida sobre a doença descolamento de retina!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa tarde, doutor! Meu filho fez a cirurgia de introflexao escleral e apps 2 meses a depender da posição vê algo escuro. Ele passou pelo revisão faz 5 dias e foi informado que está tudo bem. Essa visão e normal.
Olá Denize, obrigado pelo contato!
Se o médico disse que o descolamento de retina foi tratado com a cirurgia de introflexão escleral, então, penso que este “algo” escuro, seja da gelatina do olho, isto é, do descolamento de vítreo posterior, se este “algo” se movimentar com o movimento do olho. Agora, se for fixo, algo mais grave aconteceu.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
À disposição para responder qualquer dúvida sobre a doença descolamento de retina!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Obrigada Dr Rony, não tem secreção, não dói e nem atrapalha, está só meio rodado não chega a ser vermelho, mas vou marcar um retorno, obrigada que Deus te Ilumine por nós ajudar! 🙌🙏
À disposição para responder qualquer dúvida sobre a doença descolamento de retina!
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Olá Verônica, obrigado pelo contato!
Na cirurgia de descolamento de retina, quando usamos a técnica de introflexão escleral, que consiste na passagem de uma cinta de silicone em volta do olho, ela pode ser vista por transparência em relação a conjuntiva. O fato é que ela pode se expor, mas quando isto acontece o olho apresenta secreção e fica também avermelhado. Se tiver na dúvida, precisarás procurar o seu médico.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti