EXAMES REALIZADOS:

Prof. Dr. Rony C. Preti explica que a clínica conta com os mais modernos aparelhos. Sendo assim, o paciente tem o conforto de realizar a consulta e todos os exames em um só lugar. Como consequência, o diagnóstico e o tratamento de sua doença são realizados adequadamente, já após a consulta.

1. TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA E ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA

 

 

Você sabe o que é o exame de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) e sua importância para o olho?

A Tomografia de Coerência Óptica ou OCT, é um exame não-invasivo que usa a luz para obter uma imagem transversal da retina e, portanto, avaliar as alterações da doença que está acometendo-a.

O OCT permite ver todas as camadas da retina e medir a sua espessura, por isto é útil no diagnóstico de doenças como o glaucoma e retina.

Além disto o aparelho nos fornece a possibilidade de comparar o exame atual com o anterior e assim, avaliar se a doença está respondendo ao tratamento com injeções dentro do olho

Como é feito o exame de tomografia da retina (OCT da retina)?

No início do exame seus olhos podem ou não ser dilatados com colírios. Isto porque, pessoas com pupilas pequenas dificultam a obtenção do exame com qualidade.

Entretanto, hoje em dia com a evolução da tecnologia, o exame pode ser realizado sem pingar colírios em grande número de paciente. Por conseguinte, o paciente não precisa trazer acompanhante consigo.

O nome tomografia pode assustar o paciente pois ele acha que irá entrar dentro de um tubo para o exame. Mas é diferente, de uma maneira geral, o paciente senta em frente de uma aparelho, como na foto acima, e repousa o queixo e a testa até que o exame seja realizado.

A duração do exame é de 5 minutos aproximadamente e não há toque no olho do paciente.

Dentre as doenças em que o exame hoje é fundamental temos:

  •     Glaucoma
  •     Indicação do tipo de lente intraocular para cirurgia de catarata
  •     Retinopatia diabética. Na detecção e acompanhamento do tratamento do edema macular diabético tanto inflamatório como tracional. O vídeo abaixo mostra o OCT diagnosticando o edema macular diabético.

 

O vídeo abaixo mostra como o Buraco de Mácula é diagnósticado pela tomografia de coerência óptica, além do aspecto do fechamento após a cirurgia de vitrectomia posterior.

Angiografia com OCT

Nos últimos anos o aparelho que faz o exame de OCT teve uma evolução tecnológica imensa tendo a possibilidade de não só avaliar o tecido, mas também, os vasos sanguíneos. Por isto, é chamado de angiografia por OCT.

Até então, a angiografia da retina  só era realizado com a injeção de contraste na veia do paciente. Sendo assim, o paciente pode apresenta efeitos colaterais que vão desde vômito até reação alérgica grave. Em virtude disto, hoje casos em que os vasos da retina ou coroide estão adoecidos, e precisam de avaliação, a angiografia por OCT é ideal dispensando o uso de contraste. Abaixo, tem-se uma figura ilustrativa do exame:

 

Angiografia por tomografia de coerência óptica dr Rony Preti

Angiografia por tomografia de coerência óptica.

Como é realizado?

Ao contrário do que alguns pacientes pensam que tem que entrar dentro de uma máquina que faz um barulho perturbador, o exame OCT pode ser feito em qualquer clínica com o equipamento e dura cerca de 15 minutos e não leva a risco ao paciente. Os passos do exame são:

  1. Nem todos os pacientes necessitam de  dilatação da pupila com o uso de colírios;
  2. o paciente é posicionado em frente ao aparelho, olhando para dentro de uma lente;
  3. não há contato direto com o olho do paciente;
  4. o aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa dano ou desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares.

Durante o exame a colaboração do paciente é fundamental não podendo se mexer ou piscar durante a captação das imagens a fim de que elas fiquem excelentes. Outros exames que são realizados

2. RETINOGRAFIA

3. ANGIOGRAFIA DA RETINA COM FLUORESCEINA SÓDICA

4. MICROSCOPIA ESPECULAR DA CÓRNEA

5. MAPEAMENTO DE RETINA

6. CURVA TENSIONAL DIÁRIA

7. GONIOSCOPIA

8. PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA

9. TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA

10. TOPOGRAFIA DA CÓRNEA

11. BIOMETRIA ULTRASSÔNICA E ÓPTICA

12. CERATOMETRIA

13. TESTE DE VISÃO DE CORES

14. AVALIAÇÃO DAS VIAS LACRIMAIS