Membrana Epirretiniana
O que é a membrana epirretiniana?
“A membrana epiretiniana é uma membrana que aparece em cima da retina causando um enrugamento. Em virtude disto, há o aparecimento de distúrbios visuais sentidos pelo paciente”, explica o Prof. Dr. Rony C. Preti.
Qual a causa da membrana epirretiniana?
A causa exata da formação desta ainda não é exatamente compreendida, contudo existe algumas teorias. Entretanto, é mais comum em pacientes que tiveram descolamento de vítreo e que já operaram da catarata.
Dentre elas, a principal seria as forças tracionais exercidas pelo vítreo, que é a gelatina do olho.

Fig. 1. Foto de fundo do olho mostrando a membrana epiretiniana
O vítreo é o componente “gelatinoso” que mantém a estrutura ocular. Entretanto, com a idade ele começa a ficar mais liquefeito e a ganhar maior mobilidade dentro do olho. Consequentemente, proporciona em algumas pessoas o seu descolamento da retina ou excesso de tração na região macular.
Com isto, microlesões ocorrem na região levando o organismo a entender que houve lesão naquela região e, consequentemente, desencadeia um processo de cicatrização, que gera a formação da membrana epiretiniana.
A membrana formada pode ser fina o bastante e, assim, não proporcionar desenvolvimento de sintoma. Entretanto, quando ela é espessa pode causar sintomas, como distorção visual e redução visual tanto para longe quanto para perto (fig. 1).
Como é feito o diagnóstico da membrana epirretiniana?
O diagnóstico é feito clinicamente com a dilatação da pupila e realização dos seguintes exames:
- Mapeamento da retina;
- Retinografia;
- Angiografia com fluoresceína sódica; e
- Tomografia de Coerência Óptica (OCT) principal exame. Abaixo o exame de OCT mostrando o início da membrana epirretiniana, seta verde. Na foto a esquerda, a região avermelhada-esbranquiçada mostra o tanto que a membrana epirretiniana “machuca” a retina causando a sua elevação.

OCT especialista em membrana epirretiniana
No vídeo abaixo o exame de OCT faz uma varredura em toda a região macular do paciente mostrando a presença da membrana epirretiniana em um paciente com miopia de 6,50 graus.
Qual o tratamento de membrana epirretiniana?
O tratamento vai depender da intensidade do dano visual que a membrana epirretiniana esta causando, assim como o aspecto da retina nos exames complementares tanto de angiografia de retina como de Tomografia de Coerência Óptica.
O tratamento desta doença consiste na realização de uma cirurgia denominada de Vitrectomia Pars Plana, que tem por intuito remover a membrana presente sobre a retina com uma pinça especial.
O especialista em membrana epirretiniana tem como avaliar pelos exames, qual o local apropriado para fazer a remoção desta membrana com sucesso. Por isto, anexamos abaixo a foto do intra-operatório após a remoção da membrana. Observem áreas avermelhadas correspondentes a sangramento dos pontos aonde a membrana estava mais aderida.

ASPECTO MACULAR
Quanto tempo após a cirurgia leva a visão para melhorar?
A recuperação visual geralmente leva 3 meses. Mas, existem complicações inerentes à cirurgia. Dentre elas tem-se catarata para quem não tenha ainda operado desta, infecção e descolamento de retina. Contudo, se o paciente após a cirurgia fizer repouso e usar colírios adequadamente de antiinflamatórios e antibióticos, as complicações podem não ocorrer
Alguns pacientes perguntam:
“Uma vez retirada a membrana epirretiniana eu estou curado?” Infelizmente, não! Na grande maioria dos pacientes a doença não reaparece, entretanto, alguns pacientes desenvolve novamente a doença, tendo assim, que serem reoperados!” relata o especialista Prof. Dr. Rony.
Qual o custo aproximado de uma cirurgia para retirar a membrana epirretiniana?
Olá Rogério, obrigado pelo contato!
A membrana epirretiniana é uma doença da retina que é tratada com uma cirurgia chamada de vitrectomia pars plana. Com relação ao valor do procedimento, temos alguns fatores a serem levados em conta: Hospital a ser realizado, tipo de anestesia, se o paciente será submetido(a) a cirurgia combinada de catarata ao mesmo tempo, se sim, qual o tipo de lente intraocular a ser implantada. Por isto, somente após uma avaliação, pela consulta, é que se pode ser mensurar o valor.
Muito obrigado pelo contato!
Dr. Rony
Fui operado ao deslocamento da retina com colocação de gás, e colocação de lente pois segundo o médico após a operação costuma aparecer a catarata. Já passou mês e meio e tenho ido frequentemente ao médico mas continuo a ver a imagem ondulada. Já melhorou um pouco mas a distorção continua.
Olá Vitor, obrigado por ter entrado em contato!
No caso de distorção após a cirurgia de descolamento de retina duas são as principais causas: membrana epiretiniana e dobras maculares da retina após a reaplicação da mesma. Se o diagnóstico for dobras da retina, a conduta é aguardar, pois pode melhorar. Contudo, se for membrana epiretiniana, sugiro fazer uma nova cirurgia caso note que a visão está piorando…Estas membrana que aparecem depois do descolamento de retina são mais agressivas, principalmente em pacientes mais novos, qual a sua idade?
Atenciosamente,
Dr. Rony
Olá Doutor.
Tenho 61 anos e nunca operei meus olhos. Tenho esta membrana já diagnosticado por exames médicos. Pergunto:
Posso não operar? Quais as consequências se eu deixar assim sem interferir?
Olá Leoni, obrigado por entrar em contato.
Excelente pergunta! A membrana epirretiniana é uma doença que não faz o paciente perder a visão abruptamente e sim, lentamente. Alguns casos podem estabilizar, mas outros podem apresentar evolução para piora progressiva. Dois exames são fundamentais na decisão de não operar. O exame da visão e a tomografia de coerência óptica (OCT). Se a visão continuar diminuindo ou o OCT mostrar que a retina está cada vez mais ficando edemaciada “inchada”, nestes casos é melhor operar. Isto porque, quando a cirurgia for indicada, quanto mais rápido operar, maior a chance de melhorar a visão.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite dr Roy
Fiz cirurgia de membrana epirretoniana 26/8 ocasionou burraco de mácula em 26/11 fiz cirurgia burraco macular e catarata coloquei lente , mas ainda não enxergo de longe visão ondulada,distorcia,não vejo rostos,letras estão tortas,tenho bastante dificuldade ainda pode melhorar a visão? Posso recuperar a visão faz 45 fias
Olá Maria, tudo bem? Obrigado pelo contato!
Pelo que entendi, o buraco de mácula foi uma complicação da cirurgia da membrana epiretiniana. Nestes casos, primeiro você precisa saber se o buraco macular fechou e depois pelo exame de OCT, que é a tomografia da retina, avaliar se a retina, na região de fechamento do buraco está distorcida. Isto pode justificar o que está sentindo. Olha, com o tempo, se o buraco macular fechou, a visão tende a melhorar progressivamente no decorrer dos meses.
Atenciosamente,
A retina ondulada fica normal com o tempo após cirurgião-dentista membrana epirretoniana?
Olá Maria, obrigado pelo contato!
A retina ondulada tende a ficar menos ondulada com o tempo e em alguns casos ela volta sim ao normal depois da cirurgia da membrana epiretiniana. Tudo vai depender da gravidade da membrana epiretiniana antes da cirurgia.
Atenciosamente,
Dr. Rony
Olá Doutor, tenho 25 anos e tenho retina atrofica com discreta membrana epirretiniana. No meu caso é recomendado a cirurgia? Só tenho no esse problema no olho esquerdo desenvolvido há cerca de 5 anos, e meu quadro não mudou desde então. A cirurgia é recomendada no meu caso?
Olá Edmilson, tudo bem?
Nem todo o caso de membrana epiretiniana precisa ser operado. Somente aqueles casos em que a retina está sendo muito machucada pela doença, o que é observado no exame de tomografia de coerência óptica. Para te responder com propriedade o seu caso, necessitaria de ver este exame. Mas, como está me relatando que o seu caso está estável, acredito que o acompanhamento possa ser a melhor conduta.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Corrigindo minha cirurgia burrraco de mácula com catarata foi realizada dia 26/11
Entendido!
Ola
Obrigado!
Olá muito obrigado
À disposição!
Bom
Obrigado!
Bom
Obrigado!
Boa tarde!
Paciente de 86 anos, que sofreu um processo de AVC leve e que perdeu a visão do olho direito, pode realizar a cirurgia vitrectomia pars plana por apresentar membrana epirretiniana em olho esquerdo?
Agradeço a ajuda.
Atenciosamente,
Juréia Ferreira
Olá Juréia, obrigado pelo contato!
Acredito que ela tenha uma idade muito avançada para a cirurgia de membrana epiretiniana. Associado a isto temos a lesão do campo visual que está prejudicando a sua visão. Enfim, teria que ser realizado um exame detalhado para avaliar os riscos e benefícios da cirurgia. Se for só a questão da idade, fazemos esta cirurgia em pacientes nesta faixa etária.
Atenciosamente,
Prof. Rony C. Preti
Bom dia tenho visão monocular e retinopatia diabética e afoga apareceu membrana epirretiana o devo fazer já que tenho uma visão monocular
Olá Antônio, tudo bem? Obrigado pelo contato!
A membrana epirretiniana é uma doença que embaça a visão lentamente, por isto, em virtude da visão em somente um dos olhos, sugiro aceitar se submeter à cirurgia de membrana epirretiniana, somente se a sua visão apresentar embaçamento visual progressivo, que torne sua qualidade de vida muito ruim.
Olá Leila, tudo bem?
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite, Dr. Rony, fiz cirurgia de catarata nas duas vistas e após isto apareceram manchas na minha visão e embaçamento. Fiz a OCT e apareceu discreta membrana epirretiniana em ambos os olhos, com leve retificação do perfil foveal no olho direito. Este pode ser o motivo do que passei a ter na vista?
Olá Lygia, obrigado pelo contato!
Infelizmente, pode ser sim. As manchas estão relacionadas ao descolamento de vítreo, que pode até causar o descolamento de retina, e o embaçamento, à retificação da retina pela membrana epiretiniana.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti
Boa noite dr. fiz cirurgia de membrana epirretoniana agosto/20, dia 26/10 fiz cirurgia de burraco de mácula e catarata 9o burraco fechou ,mas ainda não consigo ler , imagem distorcida,dupla ,muitas falhas,toda reta e tortuoso,de longe minha visão está bem comprometida 0pergunto ainda posso melhorar essa visão ?estou bastante preocupada
Pois tenho somente visão de um olho
Olá Maria, tudo bem? Obrigado pelo contato!
Como já fazem 3 meses da cirurgia, acredito que a visão não possa melhorar muito mais, infelizmente. Ambas membrana epiretiniana e o buraco de mácula são doenças que mesmo depois do tratamento cirúrgico, pode ficar com a visão torta. Quem sabe o seu caso surpreenda e melhore a ponto que a visão torta não a incomode tanto.
Atenciosamente,
Prof. Dr. Rony C. Preti