Tomografia de coerência óptica

Procura um especialista em Tomografia de coerência óptica?
A clínica Preti Eye e o Instituto de Retina contam com os mais modernos aparelhos para a realização da tomografia de coerência óptica. Assim, o paciente tem o conforto para realizar a consulta e todos os exames em um só lugar. Como consequência, o diagnóstico e o tratamento de doença são realizados adequadamente, já após a consulta.

O que é o exame de Tomografia de Coerência Óptica e qual sua importância para o olho?
A Tomografia de Coerência Óptica ou OCT é um exame não-invasivo que usa a luz para obter uma imagem transversal da retina e, portanto, avaliar as alterações da doença que está acometendo-a.
O OCT permite ver todas as camadas da retina e medir a sua espessura, por isto é útil no diagnóstico de doenças como o glaucoma e retina.
Além disso, o aparelho nos fornece a possibilidade de comparar o exame atual com o anterior e assim, avaliar se a doença está respondendo ao tratamento com injeções dentro do olho.
Como é feito o exame de tomografia da retina (OCT)?
No início do exame seus olhos podem ou não ser dilatados com colírios. Isto porque, pessoas com pupilas pequenas dificultam a obtenção do exame com qualidade.
Entretanto, hoje em dia com a evolução da tecnologia, o exame pode ser realizado sem pingar colírios em grande número de paciente. Por conseguinte, o paciente não precisa trazer acompanhante consigo.
O nome tomografia pode assustar o paciente pois ele acha que irá entrar dentro de um tubo para o exame. Mas é diferente, de uma maneira geral, o paciente senta em frente de uma aparelho, como na foto acima, e repousa o queixo e a testa até que o exame seja realizado.
A duração do exame é de 5 minutos aproximadamente e não há toque no olho do paciente.

Dentre as doenças em que o exame Tomografia de Coerência Óptica é fundamental, temos:

Glaucoma
Tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento do glaucoma, a tomografia de coerência óptica auxilia na detecção da espessura da retina.

Catarata
Indicação do tipo de lente intraocular para cirurgia de catarata.

Retinopatia diabética
Na detecção e acompanhamento do tratamento do edema macular diabético tanto inflamatório como tracional. O vídeo abaixo mostra o OCT diagnosticando o edema macular diabético:

Degeneração macular
Permite estudar a dimensão das lesões na forma seca, onde observamos somente drusas. Veja o vídeo:

Degeneração macular
Permite estudar a dimensão das lesões e drusas na forma úmida, onde observamos o aparecimento de edema de retina pela presença de vasos anormais (neovascularização de coróide). Veja o vídeo:

Membrana epirretiniana

Buraco macular
O vídeo abaixo mostra como o Buraco de Mácula é diagnosticado pela tomografia de coerência óptica, além do aspecto do fechamento após a cirurgia de vitrectomia posterior:

Oclusão venosa da retina
Conheça todos os exames
realizados pelo Instituto de Retina:
Equipe

Prof. Dr.
Rony C. Preti
- CRM-SP 107.210
- Prof. Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP
- Doutor pela Faculdade de Medicina da USP
- Acesse aqui o currículo completo do Dr. Rony
- Acesse o Currículo Lattes CNPq
Excelente cirurgião, com mais de 20 mil cirurgias realizadas entre catarata, retina, córnea etc., o Prof. Dr. Rony Preti também escreveu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas de oftalmologia e capítulos de livros.

