Angiografia da retina

Procura um especialista em Angiografia da retina?
Angiografia da retina é um exame onde uma câmera fotográfica captura uma foto do fundo do olho para diagnosticar lesões ou possíveis doenças da retina. A excelência na realização de exames oftalmológicos como a angiografia da retina é o foco da clínica Preti Eye e do Instituto de Retina.

O que é a Angiografia da retina?
Angiografia da retina é um exame onde, após ser injetado um corante na veia do paciente (fluoresceína sódica), uma câmera fotográfica captura uma foto do fundo do olho para diagnosticar lesões ou possíveis doenças da retina.
Pré-operatório e recomendações
Após o corante injetado e com as pupilas dilatadas, o paciente recebe um jato de luz forte no olho durante o exame da angiografia da retina. Recomenda-se vir acompanhado e não dirigir depois do exame, pois a visão pode ficar embaçada e com muita sensibilidade à luminosidade. Por conta do corante de fluoresceína, a pele permanece amarelada por um tempo. O principal efeito colateral é o vômito.
Angiografia com OCT
Nos últimos anos o aparelho que faz o exame de OCT teve uma evolução tecnológica imensa tendo a possibilidade de não só avaliar o tecido, mas também, os vasos sanguíneos. Por isto, é chamado de angiografia por OCT.
Até então, a angiografia da retina só era realizado com a injeção de contraste na veia do paciente. Sendo assim, o paciente pode apresenta efeitos colaterais que vão desde vômito até reação alérgica grave. Em virtude disto, hoje casos em que os vasos da retina ou coroide estão adoecidos, e precisam de avaliação, a angiografia por OCT é ideal dispensando o uso de contraste. Abaixo, tem-se uma figura ilustrativa do exame:

Angiografia por tomografia de coerência óptica
Como é realizado?
Ao contrário do que alguns pacientes pensam que tem que entrar dentro de uma máquina que faz um barulho perturbador, o exame OCT pode ser feito em qualquer clínica com o equipamento e dura cerca de 15 minutos e não leva a risco ao paciente. Os passos do exame são:
- Nem todos os pacientes necessitam de dilatação da pupila com o uso de colírios;
- O paciente é posicionado em frente ao aparelho, olhando para dentro de uma lente;
- Não há contato direto com o olho do paciente;
- O aparelho emite um feixe de luz com intensidade próxima ao infravermelho (não causa dano ou desconforto), que capta as imagens em corte das estruturas oculares.
Durante o exame a colaboração do paciente é fundamental não podendo se mexer ou piscar durante a captação das imagens a fim de que elas fiquem excelentes. Outros exames que são realizados:
- Retinografia
- Angiografia da Retina com Fluoresceina Sódica
- Microscopia Especular da Córnea
- Mapeamento de Retina
- Curva Tensional Diária
- Gonioscopia
- Paquimetria Ultrassônica
- Teste de Sobrecarga Hídrica
- Topografia da Córnea
- Biometria Ultrassônica e Óptica
- Ceratometria
- Teste de Visão de Cores
- Avaliação das Vias Lacrimais

Doenças relacionadas ao exame
Angiografia da retina

Retinopatia diabética
A retinopatia diabética é o acometimento da retina pelo diabetes e a hiperglicemia é o principal causador desta doença, para a qual usamos a injeção intraocular.

Degeneração macular
Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das grandes causas de cegueira irreversível em indivíduos com 50 anos de idade ou mais.
Conheça todos os exames
realizados pelo Instituto de Retina:
Equipe

Prof. Dr.
Rony C. Preti
- CRM-SP 107.210
- Prof. Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP
- Doutor pela Faculdade de Medicina da USP
- Acesse aqui o currículo completo do Dr. Rony
- Acesse o Currículo Lattes CNPq
Excelente cirurgião, com mais de 20 mil cirurgias realizadas entre catarata, retina, córnea etc., o Prof. Dr. Rony Preti também escreveu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas de oftalmologia e capítulos de livros.

