Degeneração Macular

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Degeneração macular

Procura um especialista em
degeneração macular?

Degeneração macular é uma das grandes causas de cegueira irreversível em indivíduos com 50 anos de idade ou mais em países desenvolvidos. A saúde ocular dos pacientes com degeneração macular é o foco da clínica Preti Eye e do Instituto de Retina, que atua de acordo com os conhecimentos aplicados pelo Prof. Dr. Rony Preti.

Prof. Dr. Rony Carlos Preti

Prof. Dr.
Rony C. Preti

  • CRM-SP 107.210
  • Prof. Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP
  • Doutor pela Faculdade de Medicina da USP
  • Acesse aqui o currículo completo do Dr. Rony
  • Acesse o Currículo Lattes CNPq

Excelente cirurgião, com mais de 20 mil cirurgias realizadas entre catarata, retina, córnea etc., o Prof. Dr. Rony Preti também escreveu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas de oftalmologia e capítulos de livros.

Especialista em Degeneração macular

O que é a degeneração macular?

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das grandes causas de cegueira irreversível em indivíduos com 50 anos de idade ou mais em países desenvolvidos. A principal característica é o acometimento da mácula, que é responsável pela visão de cores e detalhes.

A degeneração macular relacionada à idade (CID H35.3) é classificada em forma seca e úmida. Saiba mais clicando no botão abaixo:

Q

Degeneração macular - Tipos

A degeneração macular relacionada à idade (CID H35.3) é classificada em forma seca e úmida.

Degeneração Macula

Quando há a forma seca, os achados principais são drusas bilaterais e ou atrofia.

Já a forma úmida, a principal característica é o aparecimento de neovascularização de coróide, que causa extravasamento de sangue e “gordura”, o que leva a perda visual grave.

Quais são os fatores de risco?

Existem vários fatores de riscos para o desenvolvimento e progressão da degeneração macular relacionada a idade: hereditariedade, tabagismo, raça branca e idade avançada e colesterol.

Estudos mostram que as drusas são compostas em grande parte de colesterol, sendo assim, o colesterol alto pode causar o desenvolvimento ou piorar a degeneração macular. Por isto, apesar de ainda não estabelecido na literatura, seria interessante manter o nível de colesterol mais baixos.

Causas da degeneração macular

Existem vários fatores de riscos para o desenvolvimento e progressão da degeneração macular: hereditariedade, tabagismo, etnia caucasiana e idade avançada. A prevalência de DMRI aumenta com a idade e está presente em 30% dos idosos acima de 70 anos de idade.

Sintomas causados pela DMRI

No estágio precoce da degeneração macular, quando há somente a presença de drusas, o paciente pode ser assintomático ou apresentar somente redução leve da visão, desconforto visual.

Contudo, com a progressão, o indivíduo apresenta perda visual mais acentuada e até grave, quando há o desenvolvimento de neovascularização de coróide, forma úmida da doença.

Q

Degeneração macular - Sintomas

A figura mostra as drusas, que são pequenas manchas amareladas.

A figura mostra o aparecimento de sangue na mácula, manchas avermelhadas.

Afinal, o que são drusas?

Drusas são depósitos amarelados de basicamente gorduras que se localizam debaixo da retina.

Existem dois tipos de drusas, as duras caracterizadas por serem pequenas, bem definidas ao exame e mais separadas uma das outras e as moles que são maiores, apresentam limites mal definidos e estão muito próximas uma das outras.

Entretanto, as drusas moles são as que apresentam maior risco para a degeneração macular relacionada à idade e, assim, devem ser acompanhadas mais de perto.

Q

Degeneração macular - Drusas

Degeneração Macular

Foto mostrando múltiplos pontos brancos que são as drusas moles

Especialista em Degeneração macular

Diagnóstico da DMRI

O que há de novo para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes? Angiografia por OCT, exame recente que dispensa o uso de contraste pela veia para avaliar os vasos da retina e coroide e, assim, o paciente não corre o risco de ter os efeitos colaterais do contraste. Este exame vem revolucionando o nosso entendimento nesta doença, pois hoje descobrimos que alguns pacientes tem a forma úmida sem estar diminuindo a visão.

Dentre os exames que são necessários para o diagnóstico, temos:

Exame da visão

Exame da visão para avaliar a dificuldade visual do paciente, geralmente a forma seca não causa sintomas.

Mapeamento de retina

Para avaliar a presença de drusas, forma seca ou neovascularização de coróide, forma úmida.

Retinografia

Para documentar os achados como: presença de drusas (forma seca) ou sangue e “gordura” (forma úmida).

Angiografia da retina com contraste

Estuda os vasos da retina e da coróide, contudo com a injeção de contraste na veia, o paciente pode ter reações, como vômitos e alergia, podendo esta ser grave.

Tomografia de coerência óptica (OCT)

A Tomografia de coerência óptica (OCT) é principal exame utilizado atualmente. Nos últimos anos, um novo exame tem sido utilizado na condução da doença, que é a angiografia pelo OCT. Nele, não se utiliza contraste e, por isso, não há risco ao paciente. Essa alternativa tem sido considerada, em associação com o OCT, como o principal exame a ser solicitado para esta doença. Abaixo, exemplos do exame de OCT da forma seca, úmida e angiografia por OCT, respectivamente.

Autofluorescência

A autofluorescência da retina é um exame de detecção de anormalidades na retina.

Angiofluoresceinografia

Com a utilização de contraste e risco de alergia.

Q

Degeneração macular - Exames

Q

Degeneração macular - OCT

O vídeo abaixo mostra o OCT realizado pelo especialista em retina, na forma seca, aonde pode ser observado somente drusas:

A forma úmida caracteriza-se pela presença de neovascularização abaixo da retina. Sendo assim, é responsável pelo “vazamento” de líquido para dentro da retina.

O vídeo abaixo mostra a forma úmida e este processo de vazamento:

Tratamento da Degeneração macular

No vídeo acima, o Prof. Dr. Rony Preti explica
a forma úmida da degeneração macular.

Medidas gerais para tratamento da DMRI

Existem diversos tipos de tratamento para a DMRI. Inicialmente, as primeiras medidas seriam o controle de alguns fatores de risco. Dada a forte associação da moléstia com o tabagismo, todos os fumantes devem ser aconselhados a pararem com o hábito.

Os pacientes devem diminuir a ingestão de gordura, pois estudo recente demonstrou que atorvastatina em dosagem elevada pode contribuir para impedir a progressão da doença, porque levam a diminuindo os níveis de colesterol.

Manter peso e pressão arterial saudáveis e aumentar ingestão de alimentos antioxidantes, como vegetais de folha verde (espinafre e couve-flor), ovos entre outros. Isto porque estes alimentos apresentam luteína e zeaxantina, que são pigmentos carotenoides responsáveis por proteger os fotorreceptores, presentes na mácula, da luz azul.

Atualmente, a dose recomendada diária é de 10 mg de Luteína e 2 mg de Zeaxantina. Há muito tempo existe a hipótese de que os antioxidantes limitam o dano causado pelo “stress” oxidativo na mácula. Já foi demonstrado em estudos que o uso diário de dieta suplementar de antioxidantes e vitaminas, reduziu a progressão da degeneração macular relacionada à idade.

Qual o melhor tratamento da degeneração macular relacionada à idade?

A partir de 2005, os antiangiogênicos que se tornaram o melhor tratamento para a forma úmida da doença pela grande melhora visual que ele proporciona. O tratamento é realizado com a injeção do medicamento dentro do olho com uma agulha de insulinas, sendo assim, o paciente, dificilmente, sente dor com a aplicação.

Geralmente, são necessárias no mínimo 3 aplicações com intervalo de 1 mês entre elas. Contudo, como é comum a recorrência da lesão, em média o paciente terá que fazer por volta de 7 aplicações ao ano. Abaixo o vídeo, uma animação, que fala mais sobre as injeções intraoculares:

 

Contudo, para aqueles pacientes com perda visual grave, isto é, que já apresentam seqüelas cicatriciais irreversíveis da doença, os auxílios de visão subnormal, como as lupas e telelupas, além de vídeos eletrônicos magnificadores e reabilitação visual podem ajudar a melhorar a qualidade de vida no dia-a-dia dos pacientes acometidos.

A degeneração macular tem cura?

Infelizmente, a degeneração macular não tem cura mas tem controle, se o paciente for diagnosticado precocemente e o tratamento realizado adequadamente, a chance do paciente perder a visão pela doença torna-se bastante reduzida.

Dúvidas frequentes

Alguns pacientes perguntam: “Vou ter que me submeter a injeção pelo resto da vida?”.

“Alguns pacientes podem não precisar mais de tratamento após 3 aplicações, contudo, a maioria não poderá interromper o tratamento com injeções, pois podem ter sangramento ou inchaço na mácula e, assim, perder todo o benefício do tratamento realizado até então. Tudo dependerá da avaliação periódica” explica o Prof. Dr. Rony Preti, oftalmologista especialista da USP.

Então, por que injeção dentro do olho todos os meses?

“Muitos pacientes me perguntam do motivo de ter  que fazer injeção dentro do olho todo mês”, relata o Prof. Rony. Para isto, foi escrito um artigo e se houver interesse é só clicar aqui.

“Doutor, eu ficarei totalmente cego, tudo vai ficar escuro?”

“A resposta é não!” A degeneração macular causa perda do centro da visão, isto devido ao aparecimento de uma cicatriz, foto abaixo. Por isso, a visão periférica é preservada pela doença! Na maioria das vezes, isto ocorre porque os pacientes demoram a procurar atendimento, ou a serem tratados.

Degeneração Macular e Cirurgia de Catarata

“Posso cirurgia de catarata para restaurar a visão se tiver degeneração macular?” A resposta é sim, entretanto existem alguns fatores que tem que ser considerado. Primeiramente, o médico, pelo exame tem que descobrir, qual condição está mais afetando a sua visão, se a catarata ou a degeneração macular, geralmente ambas tem participação na piora da visão.

A cirurgia de catarata em quem tem a degeneração macular pode não restaurar sua capacidade de realizar tarefas de perto, como a leitura.

A remoção da catarata permitirá que mais luz entre no olho, mas isso pode não ser suficiente para uma boa visão central. Precisamos de uma lente clara e de uma retina saudável para uma visão nítida.

A cirurgia de catarata piora a degeneração macular?

A resposta não é totalmente conhecida neste momento. Se você tem a forma “seca” da DMRI, não há evidências de que a cirurgia de catarata tornará sua degeneração macular pior. No entanto, se você tiver a forma úmida, não está claro se a cirurgia de catarata afetará negativamente sua degeneração macular.

A cirurgia de catarata causa inflamação no interior do olho, o que, teoricamente, poderia piorar a degeneração macular úmida. Contudo, os resultados de vários estudos foram inconsistentes. Também não há evidências de que a cirurgia de catarata tornará mais provável o desenvolvimento de degeneração macular seca ou úmida, se você ainda não tem.

Publicações sobre Degeneração macular
com participação do Prof. Dr. Rony Preti

i

1.

OPTICAL COHERENCE TOMOGRAPHY ANALYSIS OF OUTER RETINAL TUBULATIONS: Sequential Evolution and Pathophysiological Insights. Rony Carlos Preti, Govetto A, Filho RGA, Cabral Zacharias L, Gianotti Pimentel S, Takahashi WY, Monteiro MLR, Hubschman JP, Sarraf D. Retina. 2017 Aug 23. doi: 10.1097/IAE.0000000000001810.

i

2.

A New Method of Subretinal Injection of Tissue Plasminogen Activator and Air in Patients With Submacular Hemorrhage. Novelli FJD, Rony Carlos Preti, Monteiro MLR, Nóbrega MJ, Takahashi WY. Retina. 2017 Aug;37(8):1607-1611. doi: 10.1097/IAE.0000000000001491.

i

3.

Prevalence of outer retinal tubulation in eyes with choroidal neovascularization. Giachetti Filho RG, Zacharias LC, Monteiro MLR, Rony Carlos Preti, Pimentel SG. Int J Retina Vitreous. 2016 Mar 1;2:6. doi: 10.1186/s40942-016-0029-8. eCollection 2016.

Tela de Amsler usada na degeneração macular

Tela de Amsler usada na degeneração macular

Especialidades do Instituto de Retina

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Retina

Retina

A retina, responsável pela formação das imagens, tornou-se foco dos estudos, uma vez que muitas das doenças oculares estão relacionadas a ela.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Degeneração Macular

Degeneração macular

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma das grandes causas de cegueira irreversível em indivíduos com 50 anos de idade ou mais.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Descolamento de Retina

Descolamento de retina

Doença gravíssima, na qual a retina se separa da parede posterior do olho, ficando sem nutrição e iniciando um processo de degeneração celular.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Anatomia do Olho

Anatomia do olho

O órgão da visão pode ser comparado a uma câmara fotográfica. Ele converte luz em sinal elétrico, transmitido ao cérebro e convertido em imagem, gerando a visão.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Retinopatia diabética

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é o acometimento da retina pelo diabetes e a hiperglicemia é o principal causador desta doença, para a qual usamos a injeção intraocular.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Toxoplasmose ocular

Toxoplasmose ocular

Uma das causas mais comuns de infecção ocular em nosso país e é caracterizada por recorrências que podem ocasionar redução visual severa.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Albinismo

Albinismo

O déficit de pigmentação ocular. A doença tem no traço hereditário um dos componentes para o seu desenvolvimento.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Amaurose congênita de Leber

Amaurose congênita de Leber

Uma doença degenerativa hereditária da retina caracterizada por grave perda de visão logo ao nascer.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Buraco macular

Buraco macular

Na retina, há uma região central denominada mácula, cujas células geram a visão de detalhes e cores. Buraco macular é quando um orifício ali se desenvolve.

Clínica Preti Eye - Prof. Dr. Rony Preti - Especialista em Coroideremia

Coroideremia

Doença hereditária rara que causa perda progressiva da visão devido à degeneração da coroide e da retina.

com a palavra,
nossos pacientes

{

Minha mãe precisaria de uma sessão de laser no olho esquerdo e uma cirurgia chamada vitrectomia posterior no olho direito. Depois de aproximadamente um mês e meio entre a cirurgia e o laser minha mãe voltou a enxergar. Só tenho a agradecer ao Dr. Rony. Toda a equipe está de parabéns!

5
Erika Izidio
{

Minha retina descolou, estava com 80% da minha visão comprometida e fiz um processo cirúrgico de emergência. O trabalho do Dr. Rony foi excelente, sem contar com sua atenção e cuidado durante todo o processo. Hoje minha retina está 100% curada e tudo isto graças à clínica Preti Eye. Super recomendo e sou grata por tudo o que ele e sua equipe fizeram para salvar a minha visão.

5
Andreia L. Fornari
{

Minha sogra fez tratamento da retina e cirurgia da catarata das duas vistas e a alegria dela de conseguir ler sem a necessidade de óculos para longe, para uma pessoa de 74 anos que não conseguia distinguir o rosto dos próprios familiares a mais de 10 passos de distância e que outros médicos já tinham dito que o caso talvez não tivesse reversão, é indescritível.

5
Camila Souza
{

Fui diagnosticada com corioretinopatia central serosa. Na primeira consulta fizemos vários exames, o Dr. Rony me orientou a fazer uma injeção com medicamento dentro do olho afetado e graças a Deus, após duas aplicações, refizemos os exames e os resultados foram positivos. O líquido da retina secou e o deslocamento da retina normalizou. Minha visão hoje está ótima!

5
Elaine Proteti
{

Excelência é a palavra que define o trabalho do Dr. Rony Preti. A recuperação da visão da minha mãe, aos 82 anos, ofereceu um salto na sua qualidade de vida, voltou aos livros, aos filmes com legenda e está muito mais segura para caminhar. Recomendo e agradeço.

5
Isabela Arruda
{

Sem dúvida nenhuma o Dr. Rony é um médico exemplar. Desde o atendimento até o seu conhecimento. Um profissional que merece nota 1.000! Ele te deixa à vontade, explica, te trata com carinho e respeito. Eu só consigo confiar nele agora. É um médico maravilhoso e super competente. Merece meu respeito e admiração. Obrigada Dr. Rony pelo seu maravilhoso atendimento.

5
Juliana Volpe
{

Tive um descolamento de retina há pouco tempo, e devido a eu ter nascido com catarata congênita, meu caso foi super delicado, ou melhor, grave. Graças ao Dr. Rony, com seu atendimento eficaz e preciso, hoje estou muito bem e enxergando novamente. Só tenho a agradecer todo seu trabalho, dedicação e carinho comigo e minha família.

5
Renata Rodrigues
{

Após um deslocamento de retina foi efetuado um laser para a proteção, e depois realizei meu sonho da cirurgia refrativa. Após o quinto dia já com 180% recuperado. Muito feliz, obrigada Dr. Rony!

5
Carolina Fioravante
{

Após idas e vindas em alguns oftalmologistas, onde ouvi vários diagnósticos, felizmente encontrei o Dr. Rony Preti. Foi o único que conseguiu dar o diagnóstico correto. Profissional de ponta! Fico muito grato ao Dr. Rony pelo seu profissionalismo ímpar e também à sua excelente equipe!

5
Nilton Bianchi

89 Comentários

  1. Brizida Orsi

    Olá dr . Boa noite .
    Minha mãe tem 70 anos e foi diagnosticada com degeneração macular se a a 8 meses desde então ela toma uma vitamina chamada areds dois. Conforme o médico dela não tem outra forma , de ajudar para que a doença não piore ,a visão periferica e ótima mas a central está debilitada !! Tem mais alguma coisa dr que eu possa fazer , ele chegou a comentar de tratamento que estão em estudo , pra seca mas sei que aqui tudo é demorado ???????? tem colírio pra seca ?. Obrigada

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Boa noite! Entendo sua preocupação e a busca por opções para ajudar sua mãe a preservar a visão. A degeneração macular seca pode realmente ser desafiadora, mas é ótimo saber que ela está tomando AREDS2, que ajuda a desacelerar a progressão da doença em muitos casos.
      Olá Brizida, tudo bem?
      Infelizmente, atualmente, não há colírio aprovado que trate a forma seca da degeneração macular. Porém, pesquisas promissoras estão em andamento para essa forma da doença, incluindo terapias com medicamentos e estudos sobre o papel de proteínas do sistema imunológico (como inibidores de complemento). Sabemos que o processo até aprovação no Brasil pode levar algum tempo, mas as novidades nessa área têm avançado rapidamente.
      Além disso, é sempre importante manter uma alimentação balanceada, rica em antioxidantes, e evitar hábitos que possam agravar a condição, como fumar. E claro, revisões regulares com o oftalmologista são essenciais para monitorar qualquer possível mudança e para que ela receba o cuidado adequado.
      Estou à disposição para qualquer dúvida, e conte comigo para o que precisar!
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony Carlos Preti
      https://www.instagram.com/drronypreti/

      Responder
  2. Anabela

    Boa tarde Dr. tenho 55 anos de idade e descobri à pouco tempo que tenho drusas, fui medicada com um complexo vitamínico e irei de novo à consulta passados 6 meses. A minha pergunta é a seguinte, sofro de enxaquecas incapacitantes desde muito nova, parece-lhe que as mesmas possam estar associadas às drusas? Obrigada pelo seu contacto.

    Responder
  3. Ana

    Doutor: Estou muito triste porque a médica do Detran não liberou minha carteira para dirigir. Estou com 84 anos e dirijo desde os 25; passei no primeiro exame que fiz, em São Paulo.
    Estou fazendo tratamento para degeneração ocular com uma oftalmologista do SASSEPE. Ela me direcionou para um retinólogo que me indicou fazer as injeções no olho. Infelizmente, o SASSEPE demora muito para autorizar o procedimento. Então, o X da questão é que estou enxergando bem, só não consigo ler as letrinhas do consultório, mas vejo TV, uso o computador, leio, faço revisão de texto; e agora esta: não posso dirigir; sou um perigo para o trânsito. Dá para o senhor entender em que estado fiquei? Gostaria muito que o senhor me desse uma resposta. Estou desolada… Ana

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Ana, tudo bem?
      Apesar de menos comum, a degeneração macular forma úmida é a mais importante, porque é a que mais está relacionada a cegueira. Como foi indicado a injeção no seu olho, sugiro que se submeta ao tratamento o mais rápido possível, pois é a única chance de preservar e até melhorar a visão. Somente depois do tratamento é que a sua visão poderá ser reavaliada para ver se tens condição para dirigir. A demora na aplicação do medicamento no olho poderá trazer sequelas irreversíveis. Desculpe-me a sinceridade, entretanto gostaria de lhe alertar para este fato.
      Assista o vídeo!
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  4. Maria saleth matiaa

    Minha mãe tem degeneração macular forma úmida está fazendo as injeções intraoculares,gostaria de saber se ela pode tomar arcoxia pra dor,pois ela tem um problema de osteoartrite
    Obrigada

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Maria, tudo bem?
      Até aonde consta, não há nenhum estudo que demonstre algum tipo de prejuízo na retina aos pacientes que usam anti-inflamatórios não hormonais, como é o caso do Arcoxia. Sendo assim, pode usar a medicação que espero que alivie as dores da sua mãe.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  5. Prof. Dr. Rony C. Preti

    Olá Saulo, tudo bem?
    O caso da sua mãe está parecendo que ela apresenta degeneração macular forma tardia atrófica e úmida associadas. Estas formas, são as mais difíceis de acontecer, mas as que mais causam diminuição da visão. O afinamento da retina que mencionastes, está relacionado a está classificação. Muitos pacientes me perguntam se ficarão cegos. A visão não vai ficar “preta”, toda escura, o máximo que acontecer é uma mancha no centro da visão. Com relação aos cistos, pode ser que ela tenha apresentado eles no passado, por ter tido a forma úmida naquela ocasião, quando foi tratada com medicações e agora não apresenta mais atividade da mesma. Por isto, os cistos não estão mais presentes. O caso me parece complexo de opinar sem avaliação completa, mas na minha experiência, pode ser que tenha acontecido isto.
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Rony C. Preti

    Responder
  6. Leandro Lara

    Dr. Bom dia.
    Meu pai foi diagnosticado com DRMI úmida. Após a realização dos exames o médico disse que não teria mais como aplicar a injeção intravitrea. Mas estava lendo nos artigos, que este caso da DRMI úmida é possível realizar este procedimento. Há algum estágio da doença que não se permite a aplicação destas injeções?

    Att, Leandro

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Leandro, tudo bem?
      Infelizmente, quando a degeneração macular afeta gravemente os fotorreceptores, causando morte dos mesmos, mesmo fazendo as aplicações, a visão não melhora e assim, não vale a pena correr o risco de ser submetido as aplicações. Estas lesões irreversíveis acontecem quando a doença já está presente há algum tempo, mais de 6 meses por exemplo, ou se for precedida de sangramento. Teria que avaliar seu caso mais profundamente, mas de uma maneira geral, quando não indicamos o tratamento, é porque não observamos mais possibilidade de melhora.
      Acesse o link para assistir o vídeo
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  7. Joceli Scremin da Rocha

    Doutor, boa tarde!

    Meu papai foi diagnosticado como portador da degeneração macular relacionada à idade. Conseguiu a aplicação da injeção AVASTIN pelo SUS- foi na semana passada. Já agendaram outra aplicação daqui a um mês. Doutor, essa injeção é segura? Ele me disse que notou uma certa melhora, mas a dificuldade para enxergar de perto, mais precisamente ler, retornou. Foi somente no olho esquerdo. Poderia me orientar doutor? Existem injeções melhores do ponto de vista da medicina, na atualidade?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Joceli, tudo bem?
      A degeneração macular é uma doença muito séria e fico feliz que seu pai já iniciou o tratamento, pois quanto mais rápido for realizado, maior a chance de recuperar a visão. A injeção dentro do olho é muito segura, inclusive mais segura que a cirurgia de catarata. Com relação ao tipo do remédio a ser aplicado, todos os presentes no mercado tem um efeito muito bom, inclusive este que mencionastes. Existe algumas condições que privilegiamos a escolha de outras medicações. Entretanto, isto vai depender da análise dos achados ao exame de cada caso em especial.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  8. Prof. Dr. Rony C. Preti

    Olá Rebeca, tudo bem?
    Infelizmente, ainda não temos um tratamento definitivo para a degeneração macular forma seca. As vitaminas só são indicadas, quando o paciente tem a forma úmida em um dos olhos, o que me parece que não é o caso de seu pai. Já que grande parte da composição das drusas é de colesterol, venho orientando meus pacientes, com a forma seca da degeneração macular relacionada à idade, a fazerem controle rigoroso do colesterol no sangue. Espero ter ajudado.
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Rony C. Preti

    Responder
    • Joceli Scremin da Rocha

      Bom dia, doutor! Por gentileza, poderia me ajudar? Meu papai foi diagnosticado com DMRI- degeneração macular relacionada à idade, e nesta segunda-feira (28/06/2021), ele recebeu uma dose da injeção AVASTIN, disponibilizada pelo SUS, em um estabelecimento de saúde, aqui em São Paulo.
      Doutor, esta injeção é a mais indicada para este problema? Ele apresenta dificuldades para ler de perto. Saberia me dizer quanto tempo leva para que ela faça algum efeito na visão dele e traga algum benefício? Já se encontra agendada a aplicação de uma segunda dose daqui a um mês. Gostaria muito que ele recuperasse a visão para que ele consiga ler de perto.
      Agradeço muito seu canal e sua humildade e ajuda para nos orientar.
      Cordialmente,

      Joceli

      Responder
      • Prof. Dr. Rony C. Preti

        Olá Joceli, tudo bem?
        Pelo que me relatou, o seu pai apresenta a degeneração macular forma úmida e o tratamento de escolha são as injeções. Existem certas situações na degeneração macular forma úmida em que damos a preferência para certo tipo de medicação, contudo a efeito dos medicamentos, atualmente disponíveis, são muito parecidos e acredito que seu pai possa estar sendo bem tratado nesta fase inicial. A melhora da visão vai depender da gravidade da doença no fundo do olho e ela tende a mostrar resultados já no primeiro mês.
        Atenciosamente,
        Prof. Dr. Rony C. Preti

        Responder
  9. BEATRICE SILVA

    O QUE SERIA DOBRAS DE COROIDE?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Beatrice, tudo bem?
      Sua pergunta é bastante específica de uma condição que pode ser causada por muitas doenças. As DOBRAS DE CORÓIDE o pólo posterior do olho, isto é, o fundo do olho. Elas podem estar associadas a uma variedade de condições oculares e orbitais, como hipermetropia adquirida, inflamação posterior do olho as chamadas esclerites ou uveítes, tumores oculares ou da órbita, doença ocular da tireoide ou oftalmopatia de Grave, olhos pequenos com hipermetropia alta, após cirurgia oftálmica (por exemplo, introflexão escleral para descolamento de retina ou hipotonia após trabeculectomia), hipotonia (pressão do olho diminuída), coriorretinopatia serosa central, hipertensão intracraniana idiopática ou síndrome pseudotumoral cerebral secundária. Quando nenhuma causa óbvia é encontrada, as dobras de coróides são classificadas como idiopáticas, ou sem causa desconhecida. Os dois principais sintomas causados pela doença são o embaçamento visual e a visão torta. Dos exames que usamos para diagnosticar temos: a angiografia da retina, ultrasom ocular e a tomografia e coerência óptica e se for suspeitado causa cerebral, a ressonancia magnética do crânio e órbita. O tratamento visa tratar a doença que está causando as dobras que depois a visão tende a voltar ao normal. Espero que estas informações lhe ajude.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
      • Mary Barrios

        Tenho DMR posso tomar SOL.?

        Responder
        • Prof. Dr. Rony C. Preti

          Olá Mary, tudo bem?
          Claro que pode. Sabemos que o sol emite raios ultravioletas que são danosos a retina. Por isto, não só as pessoas normais, mas principalmente quem tem degeneração macular não pode em hipótese alguma olhar para o sol, pois ele causará piora da doença. Inclusive aquelas pessoas que tem problemas psiquiátrico e que ficam olhando fixamente ao sol, tem a sua retina queimada levando a mancha na visão central.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti

          Responder
  10. Anônimo

    Boa tarde! realizei mapeamento de retina, e no laudo saiu mácula seca nos dois olhos. Fiquei preocupada pela minha idade, 28 anos. Iniciei acompanhamento pq o oftalmo pediu para passar em um especialista em glaucoma. e pediu mapeamento de retina, e curva tensional diária.
    1ª: macula seca tem alguma relação com glaucoma?
    2ª macula seca já é a degeneração?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá, tudo bem?
      Quando o médico realiza o exame de mapeamento de retina e fornece o laudo dizendo que a mácula esta seca, acredito que é mais uma forma de se dizer, que tudo esta “mais que normal”. Outro motivo para que o médico tenha escrito isto, seria a forma com que o exame de mapeamento de retina foi solicitado. Se o médico (a) que solicitou induziu avaliar sobre a presença de alguma doença vascular da retina, como a degeneração macular relacionada à idade, o examinador pode favorecer o laudo afirmando a não presença dos sinais que acompanham a doença. Finalmente, a degeneração macular relacionada a idade forma seca ou úmida, não aparece em pacientes com 28 anos de idade, e assim, pode ficar tranquila.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  11. Maria Costa

    Boa tarde Doutor
    Fiz há 2 dias injecção no olho esquerdo ,por degenerescência da mácula (DMRI).No 1º dia senti “areia” ,mas já passou. ,O que me está a preocupar, de momento ,é uma “mosca” volante, esporádica .O meu médico não me informou sobre o tipo de DMRI, se seca ,se húmida .Ficar-lhe- ei muito grata por qualquer consideração sobre o assunto.
    Melhores cumprimentos

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Maria, tudo bem?
      Quando é realizada a injeção de medicação dentro do olho, para a degeneração macular relacionada à idade, sempre temos que ter a preocupação com o aparecimento de rasgaduras de retina. Isto porque, o tratamento com injeção, pode predispor o descolamento do vítreo posterior, o qual pode causar a rasgadura da retina. O sintoma que indica que houve o aparecimento da rasgadura da retina, após a injeção, são as moscas volantes. As rasgaduras de retina, é uma condição séria, pois se não for tratada com laser, pode levar a outra doença mais grave, denominada de descolamento de retina., quando o paciente perde a visão. Portanto, se estas sentindo o sintoma, mosca volante, é aconselhável que faça um exame de mapeamento de retina imediatamente, para descartar a presença de rasgadura, ou até descolamento de retina. Se estas condições não forem encontradas, provavelmente, a injeção dentro do olho somente ocasionou o descolamento do vítreo, o qual não causa cegueira e pode ser somente acompanhado.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  12. Neura Gerard

    Olá meu pai já fez retirada de catarata de ambos os olhos, depois de alguns anos começou a perder a visão levei a 4 oftalmologista de ponta e ninguém achou nada só trocou de óculos mas nada deu certo e eu investigando pedi exames e todos diziam não precisa até que começo 2020 ele fez exame que deu degeneração macular ele tem visão periférica o oftalmo diz não dá pra fazer mais nada no que eu posso ajudar tem algum geito de reverter?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Neura, tudo bem!
      Quando a degeneração macular causa dano à retina, em que o paciente somente consegue enxergar com a visão periférica, significa que o caso já esta muito avançado. Sendo assim, ou seu pai tem, ou a forma úmida da doença, ou a forma seca com atrofia da retina central, chamada de mácula. Teria que examiná-lo para lhe informar com mais precisão sobre os tratamentos disponíveis para o caso dele.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
    • Ghislaine Do Bú Chaves

      Olá Dr! Tenho 32 anos fiz OCT e estou com degeneração macular e no nervo óptico. A Oftamo não me deu grandes explicações, me pediu para procurar um Nutricionista e me passou um complexo vitamínico (Luvis S) apenas as vitaminas e comer com dieta rica em antioxidante é suficiente pro meu caso?Já que tenho 32 anos mesmo assim sou portadora de DMRI? Devo me preocupar?

      Responder
      • Prof. Dr. Rony C. Preti

        Olá Ghislaine, tudo bem?
        Degeneração macular é um nome genérico, que muitos médicos dão às doenças da retina que acometem a mácula. Como por exemplo, as distrofias da retina, a coriorretinopatia central serosa e a alta miopia. Provavelmente, a sua doença deve ser outra, que degeneração macular relacionada à idade, e que dificilmente tenha estudo robusto evidenciando que a ingestão de complexo vitamínico vai ajudar em seu caso, porque são necessários milhares de paciente para comprovar o efeito. De qualquer forma, é fundamental o acompanhamento 3 vezes por ano, com exames da retina, para entender se a sua doença está estabilizada ou se está progredindo. Além disto, existem complicações, como a neovascularização de coróide, que pode acontecer em quase todas as degenerações maculares, e não só na degeneração macular relacionada à idade. Por isto, o monitoramento quase que diário é importante, principalmente com o auto-exame. Eu oriento o paciente a tapar um dos olhos, alternadamente, para ver se houve o aparecimento de embaçamento ou distorção da visão em um dos olhos, visto que quase sempre o acometimento da degeneração macular é bilateral, mas com gravidade diferente. Espero ter ajudado!
        Atenciosamente,
        Prof. Dr. Rony C. Preti

        Responder
  13. Júliana de souza

    Olá fiz vários exames com diagnóstico de drusas cuticulares, tenho 40 anos enxergo super bem.Médico disse que são depósitos que podem ocorrer em pessoas mais jovens. Devo me preocupar? Sempre evolui ou Chances são pequenas. Não tenho nenhum problema de saúde, nem caso na família me alimento super saudável, faço exercícios todos os dias.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Juliana, tudo bem!
      As drusas cuticulares fazem parte da degeneração macular e tem a característica de acometer os pacientes mais precocemente do que a degeneração macular relacionada à idade, quando há presença de drusas moles. Precisaria entender a quantidade de drusas cuticulares que tens no fundo do olho, na retina central, chamada de mácula, para lhe aconselhar melhor. Entretanto, sugiro que continue o seu acompanhamento com avaliações a cada 4 meses para ver se o número de drusas está aumentando, ou acometendo a mácula. Na minha opinião é uma condição importante que deve ser acompanhada com de maneira rigorosa a cada 4-6 meses, contudo neste momento em que tens 40 anos creio que pode ficar tranquila, e se preocupar mais quando tiver 50 anos.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  14. Prof. Dr. Rony C. Preti

    Olá Valéria, tudo bem!
    A degeneração macular apresenta dois tipos, a seca e a úmida. A úmida é quando aparece vasos anormais, que machucam a retina levando a perda visual. Nestes casos o tratamento são as injeções. A forma seca, inicialmente, se apresenta com drusas, as quais com o tempo vão sendo absorvidas e causando atrofia do tecido da retina, aonde elas estavam presentes. Quando isto acontece temos a perda da visão naquele local. Neste momento, classificamos o caso do(a) paciente como tendo atrofia geográfica. Ao meu ver, o seu pai apresenta este estágio da doença, precisaria avaliar os exames para ter certeza. Infelizmente, ainda não temos tratamento para estes casos e, mesmo os auxílios de visão subnormal podem não melhorar a visão, dependendo do tamanho da atrofia. Em todo caso, é necessário o monitoramento com exame de mapeamento de retina e tomografia de coerência óptica, pois pode aparecer a forma úmida e haver a necessidade de tratamento com injeções. Espero ter ajudado!
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Rony C. Preti

    Responder
  15. Ivone

    Olá Dr.
    Tenho 51 anos e a 8 anos venho acompanhando como Retinopatia Serosa Central. Só que há uns dois meses o meu oftalmo me informou que provável que meu caso seja DRMI, Também, nem sabia se tinha forma úmida e seca. Já fiz uma injeção e vou fazer mais duas e estou em uso de Luteína com início a semana passada, 04/05/21.
    O sr. acha que as duas doenças são muito parecidas pra não ter um diagnóstico logo do início quando procurei um especialista e fiz os exames?
    Grata.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Ivone, tudo bem!
      Existe uma diferença bastante grande entre o diagnóstico de corioretinopatia central serosa e degeneração macular relacionada à idade. Sabemos que as duas doença podem aparecer na mesma paciente. Talvez este seja o seu caso. Assim, devem ser realizados os exames de tomografia de coerência óptica, angiofluoresceinografia e mapeamento de retina para saber se as duas doenças estão acometendo simultâneamente o seu olho.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  16. Anônimo

    Olá teno

    Responder
  17. Anônimo

    Minha esposa esta com degeneração macular na forma seca e sendo assistida por um Retinologista, e o mesmo informa sobre os estudo em desenvolvimento de celulas tronco para a cu

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá, tudo bem!
      A degeneração macular forma seca em que há a presença de drusas, ainda carece de tratamento efetivo. O que temos hoje orientado os pacientes é o uso de vitaminas. Contudo, este tratamento com vitaminas só é indicado para quem já teve a forma úmida em um dos olhos e apresenta a degeneração macular forma seca no outro olho. Outra forma de tratamento que venho orientando os pacientes é na redução do colesterol. Isto porque, metade do material que compõe as drusas é o colesterol e talvez a redução deste pode acarretar na absorção destas. Mas, nem todo o paciente responde. Sua esposa já teve a forma úmida em um dos olhos?
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  18. Elisangela

    Muito obrigada,vc não sabe como é bom interagir e tirar nossas dúvidas.Vc realmente é especial.
    Mas voltando o assunto ,ele fez a tomografia de coerência óptica (oct),o médico falou que as drusas são pequenas,secas e falou que não tem tratamento,pediu para eu voltar daqui ao uns dois anos.
    Dr,como eu li aqui tem gente que toma suplementos para conservação da retina,pq ele não passou para ela tomar?
    Estou pensando em comprar a vitamina por conta própria e pedir a ela que ingira.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Elisangela, tudo bem!
      Ainda tenho as minhas dúvidas se estes depósitos são realmente drusas. Contudo, não vejo ser necessário o uso de vitaminas, pois deves ter lido sobre o uso de vitaminas para a degeneração macular relacionada à idade. O que não é o caso dela. Sugiro que se ainda estiver ansiosa com a situação, que faça reavaliações a cada 4 meses, nesta fase de pós-diagnóstico em que você ficou muito preocupada e surpresa.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  19. Prof. Dr. Rony C. Preti

    Olá Sidnei, obrigado pelo contato!
    A degeneração macular é dividida em forma seca e úmida. As injeções intraoculares são o tratamento de escolha, para a degeneração macular forma úmida. Normalmente, o efeito do medicamento dura, em média, de 1 a 2 meses dentro do olho, por isto é que depois de 2 meses, tivestes novamente a ativação da doença com novo sangramento. Infelizmente, a degeneração macular forma úmida tem que ser acompanhada de perto com tomografia de coerência óptica da retina, para detectar, precocemente, qualquer nova atividade, para o tratamento de imediato.
    O tratamento com injeções é o melhor na atualidade e sugiro que continue com o mesmo. Como especialista em retina, atendendo casos como o seu diariamente, e noto que os pacientes tendem a relaxar deste acompanhamento por ser muito cansativo. Sendo assim, continue o acompanhamento para não correr o risco de ter novas perdas de visão.
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Rony C. Preti

    Responder
  20. Elisangela

    Obrigada pela a informação!
    Minha filha de 18 anos teve um diagnóstico sugestivas drusas de coróide,circulares em ambos os olhos.Fico muito apreensiva com isso.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Elisangela, obrigado pelo contato!
      A degeneração macular FORMA SECA é a que apresenta as drusas. Contudo, como as drusas são formadas de colesterol e proteínas, acredito que seja improvável ser este achado. As drusas aparecem comumente em pacientes com mais de 50 anos de idade. Ela é muito nova para ter drusas. Talvez seja um outro tipo de depósito na retina. Ela chegou a fazer a tomografia de coerência óptica da retina?
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  21. Prof. Dr. Rony C. Preti

    Olá Robson, obrigado pelo contato!
    Acredito que não sejam drusas, principalmente, pela sua idade. As drusas são basicamente compostas de proteína e colesterol e acometem paciente em idade mais avançada, acima de 50 anos. O seu caso necessitaria fazer um exame detalhada para investigar se não são outros tipos de doenças como maculopatia cristalina, depósitos retinianos por doenças renais ou até distrofias de retina.
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Rony C. Preti

    Responder
  22. Elisangela

    Existe alguma droga em estudo para a degeneração macular,se tem qual a previsão de venda no mercado?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Elisangela, obrigado pelo contato!
      A degeneração macular é dividida em forma seca e a úmida. Infelizmente, ainda não dispomos de tratamento para a degeneração macular forma seca, mas temos as injeções intraoculares, como tratamento de escolha, para a degeneração macular forma úmida. Qual a forma que apresentas?
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
    • Anônimo
  23. Clarisse Ferreira

    Minha mãe está com degeneração macular por uso da cloroquina para osteoporose e perdeu 2/3 visão , ainda tem tentativa ?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Clarisse, obrigado pelo contato!
      A degeneração macular causada pelo uso de cloroquina é dividida em estádios de gravidade. Se o uso foi recente, ou ela está usando a pouco tempo, a interrupção pode reverter o processo de lesão da retina. Contudo, se o uso já for de muito mais tempo, nestes casos pode ser difícil a reversão…
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  24. André

    Boa noite Dr. Rony, tenho 26 anos e em uma consulta normal de checkup anual foram observadas drusas maculares duras AO, minha acuidade visual é 20/20 em ambos os olhos e não percebo nenhum problema na minha visão. Tenho 1.75 de miopia OD e 1.25 OE.

    Fiz retinografia e OCT, com laudos sugestivos de drusas duras maculares em região paravoeal em ambos os olhos, o olho esquerdo possui mais drusas que o direito.

    Por fim, fui diagnosticado com drusas duras maculares, sugestivas de drusas familiares. Fui pra casa com a prescrição de um complexo vitamínico e a indicação de acompanhar anualmente, além de mudanças de habitos para uma vida mais saudável.

    Desde então, fui ao nutricionista solicitei uma dieta mediterranea, cortei gorduras e alimentos processados, parei de fumar e diminui drasticamente o consumo de bebida, além disso faço atividade física todos os dias e tomo o complexo vitamínico (TOTAVIT – LatinoFarma).

    Fico com muito medo/ansioso/angustiado todas as vezes que pesquiso sobre drusas maculares ou drusas familiares, devo ficar com toda essa aflição ?

    Agradeço antecipadamente.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá André, obrigado pelo contato!
      A degeneração macular relacionada à idade, geralmente, acomete pessoas com mais de 50 anos. Existem casos em que há o aparecimento de drusas dominantes e, assim, pode acometer pacientes de menor idade, contudo, mesmo assim, é após os 45 anos. O seu caso deve ser outro diagnóstico, do que a degeneração macular. Provavelmente, depósito de alguma outra substância. Pensaria em maculopatia cristalina ou distrofias de retina. As drusas tem o conceito de serem formadas por colesterol e proteínas e seu caso o material que está sub-retiniano deve ter outra composição.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
      • Andr

        Olá, obrigado pelo retorno. Não foi diagnosticada nenhuma distrofia retiniana. Talvez eu tenha acelerado o processo das drusas por ter fumado, não me alimentado bem e ter pego muito sol sem proteção por alguns anos ? Ou pode ser realmente um traço familiar ? Pelo visto só me resta acompanhar. Obrigado pela atenção

        Responder
        • Prof. Dr. Rony C. Preti

          Olá André!
          Para o seu caso, o acompanhamento é importante, pois estás substâncias que apresentas na mácula acaba por enfraquecê-la, podendo predispor ao aparecimento de vasos anormais que podem causar outros sintomas visuais.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti

          Responder
  25. Eliane

    Fui diagnosticados com essa ofensa tenho só 20 anos e quase não inxergo mais tem algo q pode ser feito no meu caso??

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Eliane, obrigado pelo contato!
      A degeneração macular relacionada à idade é mais comum em pessoas acima de 50 anos de idade. Provavelmente, o seu diagnóstico está relacionado a outra doença.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  26. cfrccovfha

    Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

    Responder
  27. Paula Blasizza

    Bom dia! Dr. Rony
    Descobri que estou degeneração na retina cid 35-3.
    O uso de escitalopram pode ter ocasionado a degeneração?
    Agradeço desde de já

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Paula, obrigado pelo contato!
      Este CID, contempla várias doenças que acomete a região macular. A degeneração macular é apenas uma delas, lembrando que esta doença aparece, geralmente, após os 60 anos de idade. Não acredito que esta medicação cause degeneração macular.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  28. Ila Galvão

    Boa tarde Dr. Rony,

    Já há no Brasil casos de implanta da lente SML para tratamento de DMRI da forma úmida? Tenho visto matérias sobre essa lente, porém não em muitos lugares. Meu pai tem 76 anos e DMRI da forma úmida nos 2 olhos. No esquerdo já possui cicatriz, e segundo os médicos, sem reversão, e de um ano para cá teve também no olho direito. Da primeira vez teve uma melhora do olho direito, mas a 2 meses voltou a ter sangramento, fez já 2 injeções e não está percebendo melhora.
    Agradeço desde já,

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Ila, obrigado pelo contato!
      A adaptação das lentes SML, Scharioth Macula Lens, é realizada para os casos de degeneração macular relacionada à idade forma seca. Para que o seu pai seja candidato à lente em questão, há a necessidade de, primeiro, tratar a forma úmida com as injeções. Isto porque, só assim ele terá a chance de melhorar ou manter a visão existente. Quando a forma úmida não tiver mais atividade, aí sim o exame para avaliar as condições necessárias para o implante da SML deve ser realizado.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
      • Ila Galvão

        Dr. Roni,
        Muito obrigada pelo retorno. Esse trabalho do Sr. no site auxilia muita gente.

        Responder
        • Prof. Dr. Rony C. Preti

          Olá Ila, obrigado pelo retorno!
          Se precisar, pode enviar mais dúvida no futuro.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti

          Responder
  29. Luciano Santos

    Bom dia, Dr.

    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela clareza nas informações e por procurar responder as dúvidas das pessoas, pois isso é muito importante pra quem busca mais informações acerca dos problemas que nos afetam.

    Fui em uma consulta de rotina é o médico detectou alguma alteração na minha retina. Ele disse que pelo exame seria uma situação benigna, porém o CID que ele colocou foi justamente o da degeneração macular, o que vem me causando enorme preocupação, pois tenho ceratocone e já fiz aplicação para corrigir buracos na retina, que foi muito bem sucedido.

    Dessa forma ele pediu alguns exames complementares para um diagnóstico mais preciso (retinografia, tomografia e ultrassonografia).

    Confiante, primeiramente em Deus, e no que o médico me disse, fico esperançoso que de que não será nada além algo que não vá afetar a minha visão, mesmo porque o ceratocone já não é muito legal.

    Mais uma vez parabéns, Dr.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Luciano, obrigado pelo contato!
      Existem outras doenças, além da degeneração macular, que são contempladas com este CID, como buraco de mácula, membrana epiretiniana entre outras. Quantos anos tens? Pergunto isto, porque a degeneração macular, comumente afeta pacientes com idade mais avançada, acima dos 50 anos. Espero que tudo corra bem com o seu exame, e qualquer coisa estou a disposição para esclarecer suas dúvidas.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
      • Marcelo

        Dr, sou amblíope e estou com uma mancha amarelada no centro do campo visual do olho bom, ela só é perceptível na tela do celular branca ou numa imagem azul brilhosa. Fora disso enxergo normal. Não é mosca volante porque é fixa, não se move. Fiz OCT AO por outras razões do olho amblíope e nesse olho esquerdo, o bom, não apareceu nada. Isso pode ser indício de DRMI ou poderia ser o cristalino? Praticamente só enxergo desse olho e estou preocupado.

        Responder
        • Prof. Dr. Rony C. Preti

          Olá Marcelo, obrigado pelo contato!
          A degeneração macular, geralmente, acomete pessoas de 50 anos de idade ou mais. Inicialmente, para casos como o seu logo pensamos em moscas volantes, mas vi que lhe já foi dito que não é o caso do diagnóstico. Como o sintoma visual que estas vendo é fixo, pode ser de uma lesão de retina, que pode ser causada por várias doenças. O fato é que se fosse degeneração macular, apareceria no OCT ou a presença de drusas ou atrofia de retina.
          Atenciosamente,
          Prof. Dr. Rony C. Preti

          Responder
          • Marcelo

            Muito obrigado pela resposta e atenção. Vasculhando a internet encontrei uma descrição semelhante ao que vejo, que seria “Haidinger’s brush”, aparentemente é benigno. Como sou amblíope e recentemente tive problemas visuais, fiquei muito sensível a tudo que enxergo e qualquer anormalidade me deixa apavorado. Mas na próxima consulta com um oftalmo relaterei tudo isso.

          • Prof. Dr. Rony C. Preti

            Olá Marcelo, obrigado pelo contato!
            O fenômeno Haindinger brush é bem incomum, mas pode acontecer da maneira que me relatou. Antes de fechar o diagnóstico é necessário, realmente, pesquisar outras doenças dentro do olho, pois é muito difícil explicá-lo ao médico para quem nunca teve. Que bom que os outros exames foram normais e este diagnóstico foi fechado.
            Atenciosamente,
            Prof. Dr. Rony C. Preti

  30. Indalessio Nogueira

    Boa tarde Dr Rony
    Há um ano e meio fui diagnosticado com DMRI umida. Foram aplicadas 7 injeções Eylia e estou a 7 meses sem a aplicação. Tenho 55 anos, e o diagnóstico é que tenho uma Degeneração Idiopática. Minha visão esta boa. Será que não vou precisar mais tpmar a injeção?
    Abraços Dr.

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Indalessio, obrigado pelo contato!
      Por ser a sua degeneração macular, idiopática, ela foge dos grandes estudos que seguimos. Se já estas a 7 meses sem reativação da forma úmida, vamos torcer que continue assim. Entretanto, sugiro que a cada 2 meses procure seu médico para monitoramento. Este tipo de degeneração macular, às vezes pode retornar com sangramento e por a perder todo o tratamento prévio já realizado. A lesão é somente em um olho ou nos dois olhos?
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  31. Prof. Dr. Rony C. Preti

    Olá Teresa, obrigado pelo contato!
    A degeneração macular forma seca ainda não apresenta um tratamento para recuperação da visão ou interrupção da progressão. Fico feliz que ela esteja bem assistida. Existem inúmeros auxílios de lupa, para perto, e telelupa, para longe, no mercado. Nós chamamos de auxílios de visão subnormal. Sendo assim, o ideal é procurar um especialista em visão subnormal, para uma consulta, quando serão realizados inúmeros testes para avaliar se ela se beneficiará com alguns deles. Infelizmente, quando a cicatriz no centro da visão é muito grande, o paciente não sente muita melhora com a lupa. Entretanto é fundamental fazer o teste. Não esquecer de sempre fazer o monitoramento do glaucoma na idade dela. Sendo assim, é fundamental medir sempre a pressão do olho nos retornos.
    Atenciosamente,
    Prof. Dr. Rony C. Preti

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Teresa, obrigado pela resposta!
      A degeneração macular relacionada a idade é uma doença muito comum da retina e tenho certeza que encontrarás um profissional capacitado para seu caso.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  32. Caroline

    Olá Dr. Minha mãe tem 53 anos e foi diagnosticada com Degeneração da Mácula precoce. Já fizemos um aplicação no olho a qual ela não sentiu diferença. O que podemos fazer? Precisamos de ajuda

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Caroline, obrigado pelo contato!
      A degeneração macular, quando apresenta a forma úmida deve ser tratada com injeções dentro do olho. Geralmente, são necessários 3 aplicações com o intervalo de 1 mês entre elas para ver se há melhora na visão. Sugiro continuar com o tratamento. A forma dela é a úmida?
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  33. MARIA AUXILIADORA DE BRITO

    Boa tarde! Dr.Rony.

    A muitos anos, atrás quando tinha meus 20 anos, já fiz aplicação nos olhos.
    Hoje passei no oftalmo por causa que estava enxergando umas manchas no olho direito.
    Estou com o colesterol alto , pode ser por causa do colesterol que o medico , me falou da doença cidi h35.3.
    Que esta surgindo em minha vista OD? ELE ME PEDIU EXAMES DE MAPEAMENTO DE RETINA/ RETINOGRAFIA/ OCT

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Maria, obrigado pelo contato!
      Como disse que se queixando de manchas na visão, pode ser a degeneração macular afetando a sua retina. Outra doença que entra no diagnóstico diferencial é o descolamento de vítreo posterior ou até o descolamento de retina. Os exames solicitados irão ajudar no diagnóstico da doença.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti

      Responder
  34. Francisca Ferreira

    Dr Rony tive vazamento de retina à cinco anos atrás fiz o leiser, mesmo assim o centro da minha visão ficou tipo mosaico entorta tudo a um mês atrás eu cai e bati a testa com muita força e votei na oftalmologista ela fez o exame e disse que fiquei com buraco macular que não tem mais jeito nem com injeção e nem com cirurgia ela me tirou a minha esperança de voltar ão normal

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Francisca, obrigado pelo contato!
      Os vazamentos de retina pode ser por várias doenças e entre elas a degeneração macular. Se mesmo com degeneração macular, apareceu ainda o buraco de mácula, nestes casos é necessário ser feito uma avaliação com tomografia de coerência óptica, porque o buraco macular também tem tratamento com cirurgia.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony C. Preti.

      Responder
  35. Anônimo

    Boa noite, hoje tive o resultado do exame da minha mãe , e deu numerosas drusas, eu não tinha nem ideia o que era isso, foi bem esclarecedor , estou muito preocupada ????

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá,
      Realmente, o diagnóstico de degeneração macular mesmo a forma seca causa muita apreensão e preocupação. Para se interar mais sobre esta doenças, favor acessar o site e ler sobre a forma seca.
      Atenciosamente,
      Prof. Dr. Rony

      Responder
  36. Danilo

    Dr. Rony,
    Estou sentindo que cada vez mais estou com problemas de enxergar quanto não tem um foco de luz… problemas no contraste da visão… Por exemplo enxergar o painel do carro, tenho que aumentar a luminosidade do painel… Isso tem haver com a degeneração macular ?

    Responder
    • Prof. Dr. Rony C. Preti

      Olá Danilo, obrigado pelo contato!
      Algumas doenças podem causar os sintomas que mencionou e dentre elas temos a degeneração macular. Caso você já tenha sido diagnosticado com degeneração macular estes sintomas podem ser da degeneração macular.
      Há quanto tempo fez o último exame oftalmológico?
      Atenciosamente,
      Prof. Rony C. Preti

      Responder
  37. Maria Augusta Monteiro

    Muito esclarecedor, pois esta semana recebi o diagnóstico de degeneração macular seca.

    Responder
      • Maria

        Boa noite eu que agradeço a atenção, eu li sobre a cirurgia de caratara e pode ajudar na recuperação da degeneração macular abraço

        Responder
          • Josué

            Li o artigo meu marido tm está doença. Pelo sus não se sabe muito o que fazer ele está perdendo a visão já que falam que não tem cura.mas há uma chance de tratamento queria que ele se consultasse com vcs que tem mais possibilidades dele a vir regredir a doença pois cada dia piora e não temos condições me ajude meu marido tem 53 anos quero muito ajuda lo venho através deste a chegar até vcs. Obrigada

          • Prof. Dr. Rony C. Preti

            Olá Josué, obrigado pelo contato!
            Entendo que devam estar enfrentando momentos difíceis, pois a degeneração macular é uma doença bastante séria que causa perda visual importante. Poderia me dizer se ele tem a forma seca ou úmida da doença?
            Atenciosamente,
            Prof. Dr. Rony C. Preti

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *