Retinopexia Pneumática

Procura um especialista
em Retinopexia pneumática?
A cirurgia de retinopexia pneumática é realizada injetando dentro do olho certa quantidade de gás para que ele obstrua o buraco ou a rasgadura da retina, impedindo a passagem de líquido por ele e, com isso, propiciando a resolução do descolamento de retina. A excelência de saúde ocular dos pacientes com doenças relacionadas à retina é o foco da clínica Preti Eye e do Instituto de Retina, que atua de acordo com os conhecimentos aplicados pelo Prof. Dr. Rony Preti.

Prof. Dr.
Rony C. Preti
- CRM-SP 107.210
- Prof. Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP
- Doutor pela Faculdade de Medicina da USP
- Acesse aqui o currículo completo do Dr. Rony
- Acesse o Currículo Lattes CNPq
Excelente cirurgião, com mais de 20 mil cirurgias realizadas entre catarata, retina, córnea etc., o Prof. Dr. Rony Preti também escreveu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas de oftalmologia e capítulos de livros.
Informações sobre a
Retinopexia pneumática
No vídeo acima, o Prof. Dr. Rony Preti
fala sobre o descolamento de retina.
Certos descolamentos de retina regmatogênicos se desenvolvem devido a pequenos buracos ou rasgaduras na região superior do olho, que é quando este procedimento pode ser realizado. A cirurgia de retinopexia pneumática é realizada injetando dentro do olho certa quantidade de gás para que ele obstrua o buraco ou a rasgadura da retina, impedindo a passagem de líquido por ele e, com isso, propiciando a resolução do descolamento. Para selar a rasgadura ou o buraco, é possível realizar a crioterapia (congelamento) antes da injeção de gás ou utilizar laser após a resolução do descolamento de retina.

Retinopexia Pneumática
O tempo de permanência do gás dentro do olho varia de acordo com o tipo e a quantidade de gás injetado. Após a injeção, o gás é absorvido pelo próprio organismo, contudo, o paciente não deve viajar para lugares de muita altitude ou de avião, pois o mesmo tem a capacidade de se expandir, aumentando assim a pressão do olho.
Nesse tipo de cirurgia, o paciente tem que ficar em uma determinada posição, segundo orientação médica, pelo tempo necessário à adequada cicatrização e aplicação da retina. Se a retina não reaplicar com esse tipo de técnica, então é necessário realizar a introflexão escleral ou a vitrectomia pars plana.

