Injeção Intravítrea (dentro do olho)

Procura um especialista em Injeção intravítrea?
Com o intuito de oferecer maior concentração “dentro do olho”, intravítrea e também diminuir os efeitos colaterais sistêmicos caso essas medicações fossem injetadas pela veia, foi estudada a concentração adequada para a injeção intravítrea ou intraocular. A excelência de saúde ocular dos pacientes com doenças relacionadas à retina é o foco da clínica Preti Eye e do Instituto de Retina, que atua de acordo com os conhecimentos aplicados pelo Prof. Dr. Rony Preti.

Prof. Dr.
Rony C. Preti
- CRM-SP 107.210
- Prof. Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP
- Doutor pela Faculdade de Medicina da USP
- Acesse aqui o currículo completo do Dr. Rony
- Acesse o Currículo Lattes CNPq
Excelente cirurgião, com mais de 20 mil cirurgias realizadas entre catarata, retina, córnea etc., o Prof. Dr. Rony Preti também escreveu mais de 50 artigos científicos publicados em revistas de oftalmologia e capítulos de livros.
Informações sobre a Injeção intravítrea
Veja no vídeo acima uma animação
para mais informações.
Nos últimos anos, novas medicações que são injetadas dentro do olho surgiram, com efeitos extremamente benéficos para tratamento de doenças da retina, como a degeneração macular relacionada à idade, o edema macular diabético e a oclusão venosa da retina.
Qual o benefício do tratamento com injeção no olho?
Com o intuito de oferecer maior concentração “dentro do olho”, intravítrea e também diminuir os efeitos colaterais sistêmicos caso essas medicações fossem injetadas pela veia, foi estudada a concentração adequada para a injeção intravítrea ou intraocular. Assim, conseguimos, por essa via de administração, o efeito máximo desejado da medicação, com reduzidos ou ausentes efeitos adversos sistêmicos.
Atualmente, essa cirurgia está amplamente difundida pelo mundo, com milhares de realizações a cada dia, para o tratamento das mais diversas doenças da retina. Existe a orientação de ser realizada por um especialista em retina para que todos os cuidados sejam devidamente tomados.
Quais as complicações que podem acontecer?
Dentre as principais complicações, temos: Infecção, descolamento de retina e sangramento.
Uma dúvida muito comum: a injeção dói?
Na grande maioria das vezes, a resposta é não. A anestesia pode ser realizada com somente colírio anestésico e o paciente fica deitado!
Qual a melhora da visão com este tratamento de injeção?
A melhora da visão com a injeção intravítrea depende do tipo de doença da retina que estamos tratando e da resposta de cada paciente ao tratamento. Em condições como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) na sua forma úmida, o edema macular diabético e a oclusão de veias da retina, as injeções intravítreas, geralmente de medicamentos anti-VEGF ou corticoides, podem ser bastante eficazes.
Muitos pacientes conseguem estabilizar ou até melhorar a visão após o tratamento. Em alguns casos, a melhora pode ser significativa, com pacientes relatando maior nitidez e capacidade de realizar atividades diárias, como ler e dirigir. No entanto, o grau de recuperação visual pode variar dependendo do estágio da doença ao início do tratamento e de como o olho responde às injeções.
O principal objetivo do tratamento é prevenir a piora da visão e, quando possível, restaurar parte da visão perdida. É importante lembrar que as injeções costumam ser repetidas regularmente para manter os benefícios e controlar a doença ao longo do tempo.

